A utilização adequada do marketing de conteúdo pode ser um recurso valioso para gerar visibilidade a uma empresa. Para isso, é necessário ter conhecimento de algumas técnicas e entender como isso funciona, pois só com a sua utilização correta é que poderá trazer benefícios e sucesso para a sua empresa. Quer saber como? Continue lendo!
O que é marketing de conteúdo?
O primeiro passo é entender o que é essa estratégia. O marketing de conteúdo é todo o material de qualidade, ou seja, o conteúdo, produzido para informar, entreter, educar e atrair um possível cliente. A partir desse conteúdo gerado, a empresa pode se tornar autoridade no mercado, gerar visibilidade e atrair pessoas para uma futura compra ou negócio.
No entanto, para que esse processo traga benefícios, ele deve ser realizado da melhor forma possível, com conteúdos bem feitos, com qualidade e direcionados para os possíveis clientes. Afinal, um conteúdo pode atrair, mas também pode afastar, tudo dependerá de como é produzido.
Como aplicá-lo a empresa?
A aplicação do marketing de conteúdo dependerá do que é pretendido para a empresa, ou seja, seus objetivos, persona ou público alvo, serviços e produtos oferecidos, etc. No entanto, existem algumas aplicações que na certa vão ajudar na atração de clientes.
Crie um blog
O blog deve ser preenchido de conteúdos relevantes para o seu público alvo e que estejam, de alguma maneira, conectados estrategicamente aos serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Muitas vezes, esse conteúdo pode atrair as pessoas de forma indireta, de forma a gerar visibilidade para a empresa.
O blog pode estar atrelado a página empresarial e deve ser recheado de informações relevantes. E, ainda, é possível utilizar diversos formatos de conteúdo vinculados ao seu blog, como:
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vídeos;
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podcasts;
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posts;
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ebooks;
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infográficos.
Além disso, a aplicação de técnicas de SEO também é fundamental para o seu blog, pois são elas que vão otimizar o seu site para mecanismo de busca, isso é, fazer com que ele tenha uma melhor colocação nas pesquisas em sites como Google e Yahoo!
Invista nas redes sociais
Atualmente existem diferentes tipos de redes sociais para objetivos distintos, mas todas são capazes de gerar bastante interação e tráfego, levando o seu conteúdo para um público enorme e muitas vezes de forma orgânica. Para isso, deve ser escolhida uma ou mais redes sociais onde estiver seu público alvo, sendo ideal saber interagir de maneira a chamar atenção das pessoas, utilizando publicações informativas, sorteios e outros.
Contrate um profissional qualificado para o serviço
É indicado contratar um especialista ou empresa de marketing digital, esses serviços são os mais indicados para realizar um trabalho bem-sucedido e orientar como utilizar o marketing de conteúdo para os seus objetivos e especificamente para a sua marca. Para isso, escolha uma empresa de confiança e que seja referência no mercado. A Sorting possui mais de duas décadas de experiência em Marketing Digital.
Portanto, o marketing de conteúdo é uma ferramenta valiosa que visa atrair pessoa para a sua empresa, trazendo visibilidade e resultados, sendo de extrema importância que seja aplicada de forma adequada para seu público e objetivos.