O mercado nacional de vendas através da web e mobile (e-commerce) atingiu R$ 45 bilhões anuais, saindo do estágio de Introdução e iniciando o Crescimento, em seu ciclo de vida:
Gráfico 1 – Evolução do Faturamento do e-commerce no Brasil – em bilhões de R$
Fontes: Webshoppers / Forest Research – Dados Reais de 2001 a 2016 e estimativas de 2017 a 2020
A evolução do e-commerce também pode ser observada através do número de pessoas que realiza compras periódicas através deste canal de vendas, e que hoje já envolve 1/4 de toda a população do Brasil:
Gráfico 2 – Evolução do Número de Consumidores Ativos no e-commerce Nacional
Fonte: EBIT Informação
O e-commerce cresce e se profissionaliza. Apenas o GPA, líder do setor e de todo o comercio varejista brasileiro, detém 1/4 do total das vendas do e-commerce nacional. Somadas, as 7 maiores empresas dominam 46,9% das vendas do setor:
Tabela 1 – Maiores Empresas do e-commerce no Brasil em 2015 – em Bilhões de R$
Fonte: Ranking SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro em 2016
As compras de brasileiros em sites internacionais crescem no mesmo ritmo vertiginoso, muito maior do que o restante do varejo nacional:
Tabela 2 – Evolução dos Gastos de Brasileiros em Sites Internacionais
(Exclui Viagens/Turismo) – Em US$ Bilhões
Fonte: Pesquisa Cros Border Ebit
Além das compras internas, mais da metade dos brasileiros já realiza compras em sites internacionais:
Gráfico 3 – % de Compradores Brasileiros em Sites Internacionais
Fonte: Pesquisa Cros Border Ebit
5 empresas dominam as vendas do e-commerce brasileiro realizada em sites internacionais:
Gráfico 4 – Empresas internacionais que mais vendem para Brasileiros
Fonte: Pesquisa Cros Border Ebit – respostas múltiplas
No Brasil, 3 categorias de produtos representam 1/3 do total das vendas no e-commerce, por volume de pedidos:
Figura 1 – Categorias de Produtos mais vendidospor volume no e-commerce nacional em 2016
Fonte: EBIT Informação
E quando se observa as categorias de produtos mais vendidos no e-commerce nacional, em valor, as 3 linhas concentram 1/2 das compras:
Figura 2 – Categorias de Produtos mais vendidos em valor, no e-commerce nacional em 2016
Fonte: EBIT Informação
A decisão de compra normalmente envolve pesquisas pela web ou até mesmo em lojas físicas, acarretando na definição de uma marca e/ou modelo específicos para determinado produto. A partir daí, Preço e Qualidade se destacam como os principais atributos de escolha/compra:
Gráfico 5 – Atributos para decisão de compra no e-commerce nacional
Fonte: EBIT Informação