Detalhando os itens que compõe as categorias de produtos mais vendidas no e-commerce brasileiro, se observa que aparelhos de celular/smartphone e produtos de moda lideraram em disparado as vendas do setor em 2016, tendência cujas previsões indicam manterem-se em 2017:
Gráfico 1 – Os Produtos mais vendidos no e-commerce brasileiro em 2016
Fonte: EBIT Informação – respostas múltiplas
A participação das mulheres nas compras por e-commerce em 2016 superou em 1,6 milhão o número de homens que compraram neste canal de vendas:
Gráfico 2 – Participação % nas compras do e-commerce no Brasil por Gênero
Fonte: EBIT Informação
As vendas do e-commerce nacional por faixa etária, concentra a maioria dos compradores entre 35 e 49 anos, com idade média de 43 anos:
Gráfico 3 – Distribuição % dos clientes do e-commerce brasileiro por faixa etária
Fonte: EBIT Informação
Regionalmente, existe uma forte concentração das vendas nos estados do Sudeste, principalmente São Paulo. Mas o maior crescimento em 2016 foi observado nos estados do Sul e Centro Oeste:
Gráfico 4 – Distribuição % dos clientes do e-commerce brasileiro por faixa etária
Fonte: EBIT Informação
Mais do que o consumidor do varejo tradicional (físico), o cliente do e-commerce é ávido por informações e usa os recursos dos buscadores para pesquisas e análises:
Gráfico 5 – Tempo dispendido em cada etapa do processo de tomada de decisão de compra
Fonte: Pesquisa EBIT – Hábitos de Compra e Mobile – 2015
E os Smartphones crescem e se consolidam como principal fonte não apenas de consultas e pesquisas (onde já superam mais de 50% dos acessos), mas também como uma das principais formas de efetivação das compras:
Gráfico 6 – Participação % dos Smartphones nos pedidos de compra no e-commerce nacional
Fonte: EBIT Informação e Forest Research