O sucesso nas Inovações e Mudanças está totalmente relacionado à capacidade da organização na Gestão de Projetos.
E neste aspecto, existe o PMI, o Seis Sigma e muitas outras metodologias de Projetos, destacando-se o método PDCA por sua relativa simplicidade e volume de aplicações:
Numa visão mais operacional, de tarefas ou responsabilidades em cada etapa, o PDCA apresenta a seguinte estrutura:
A combinação das etapas, seu foco em termos de estratégia para cada etapa do projeto, e dos produtos a serem gerados em cada etapa, temos a seguinte representação:
Qual o papel da Estratégia da Organização nas ações para Aumentar Vendas?
Quando a organização não possui suas estratégias devidamente organizadas, com erros como o desconhecimento de informações de mercado relevantes (sobre o Mercado, Concorrentes, Clientes, Fornecedores, dados Macro Ambientais e outros), poderemos ter produtos, preços, formas de comercialização e/ou divulgação da empresa e do produto inadequados ao Crescimento das Vendas.
Tal conhecimento deve ser realizado de forma técnica, estruturada. Por exemplo, uma pesquisa de mercado poderá apontar a verdadeira opinião dos clientes sobre os produtos e marcas envolvidas – talvez muito diferentes daquela opinião interna vigente.
Uma visualização completa do Processo de Pensamento ou Planejamento Estratégico e Operacional pode se dar através da representação gráfica a seguir:
Além do método/processo, é importante destacar o papel de algumas das ferramentas mais importantes ao planejamento organizacional. Dentre tais ferramentas, se destaca o BSC ou Balanced Scorecard. Esta importante ferramenta é provavelmente a mais utilizada no Brasil e no mundo para o estabelecimento dos Objetivos e Metas Estratégicas, como exemplifica a seguir uma simulação para um Colégio Genérico:
Outra ferramenta que se destaca sobremaneira no cenário contemporâneo é o Canvas, uma metodologia que se presta tanto para o Estudo de Novos Produtos, Serviços ou Negócios, como também para a Estruturação Estratégica de uma Organização: