Não existe um consenso a respeito do termos Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. No entanto, ambos têm suas raízes na cibercultura ― que surgiu a partir do processo de inovação tecnológica ― e o primeiro conceito depende da existência do segundo.
Confira agora as definições de cada um deles e as relações que estabelecem.
Marketing de Conteúdo
O termo surgiu a partir do momento em que o mercado percebeu que havia novas demandas por parte dos consumidores: indivíduos altamente conectados, com fácil acesso à informação.
Assim, era importante pensar em meios de aproximar e fidelizar esses cliente.
O conceito de Marketing de Conteúdo surgiu para atender a essas necessidades e consiste em criar e distribuir, através dos vários canais de comunicação, conteúdo relevante a fim de atrair e fidelizar determinado público-alvo.
O Marketing de Conteúdo está fundamentado em 5 pressupostos básicos:
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Ao fazer Marketing de Conteúdo, a empresa transforma sua marca em fonte de conteúdo relevante para o consumidor;
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É preciso saber onde o público procura informação e estar lá para fornecê-la;
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Inicialmente, o consumidor não está preocupado com a marca. Ele se preocupa com seus interesses e anseios. A partir do momento em que determinada marca investe em conteúdo relevante e busca providenciar atender a esses interesses e anseios, o cliente passa a prestar atenção nela.
O Marketing de Conteúdo está em todo o processo de compra do consumidor e deve oferecer tudo o que ele precisa em cada etapa de sua decisão.
Produzir conteúdo relevante é estabelecer um relacionamento de confiança com o consumidor, inclusive, no pós-compra, para que o cliente saiba que pode contar com aquela marca sempre que tiver algum problema ou necessidade.
É importante esclarecer que o Marketing de Conteúdo não se restringe apenas ao plano online. O Marketing de Conteúdo também atua no plano offline, como revistas impressas e na televisão.
Além do mais, não consiste em produzir conteúdo de forma aleatória, mas com planejamento estratégico, criação e distribuição de informação relevante com uma finalidade específica: “atrair o peixe à rede”.
Inbound Marketing
Em português, Inbound Marketing significa “Marketing de Atração”.
Um de seus principais objetivos é ser encontrado online― em redes sociais, blogs, sites etc.― e gerar leads, ou seja, potenciais clientes.
Esse conceito está bastante atrelado ao de Marketing de Conteúdo e tem proporcionado ótimos resultados.
Consiste em 4 etapas:
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Atração- Primeiro, o cliente é atraído por meio de conteúdo relevante;
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Conversão- Processo no qual o consumidor tem uma aproximação maior com a marca, fornecendo informações sobre si, ou seja, o consumidor é transformado em leads. Isso pode ser feito por meio de formulários e landing pages
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Fechamento- Aqui, já é possível conhecer melhor os potenciais clientes. Nessa etapa, o consumidor já possui alguma relação com a marca. É preciso investir no diálogo para manter esse cliente e fazer com que ele feche negócio com sua marca.
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Encantamento- Também conhecido como Fidelização. É importante, após o fechamento da compra, que o cliente esteja plenamente satisfeito. Isso fará com que ele indique sua marca aos seus contatos. Se isso acontece, é porque você passa uma boa impressão e tem uma boa imagem no mercado. É a chamada “propaganda boca a boca”.
Pode-se dizer que o Inbound Marketing corresponderia a um subconjunto estratégico do Marketing de Conteúdo e que, este último não se restringe ao ambiente online, sempre planejando ações em todos os ambientes possíveis.